Sejam bem vindos ao Cantinho de sugestões da EJA. Neste cantinho vou sugerir atividades para se trabalhar na modalidade da "Educação de Jovens e Adultos". Vou tentar dividir o que aprendi espero que gostem e deixem sugestões e comentários ...

Minha Família

Minha Família

Páginas

sábado, 4 de setembro de 2010

Direito




As pessoas portadoras de necesidades especiais


Dados da ONU- Organização das Nações Unidas - dizem que uma em cada dez pessoas apresentam algum tipo de deficiência, possuindo limitações funcionais, que podem ser temporárias, permamentes, totais, parciais, congênitas ou adquiridas. Os indivíduos portadores de deficiência auditiva, física, mental, visual ou múltipla necessitam de reabilitação por meio de um conjunto de terapias que envolvem atividades médica, pedagógicas e sociais necessárias à sua plena integração na sociedade. O deficiente tem direito, como todo cidadão, a levar uma vida normal com acesso à saúde, educação, informação, trabalho e lazer. Mas infelizmente, isso nem sempre ocorre, devido principalmente à falta de oportunidades iguais no trabalho e à inadequação dos bens e serviços coletivos, direitos que, apesar de garantidos pela Constituição, quase sempre são desrespeitados. Quando citamos a igualdade, não queremos dizer que todos os cidadãos devem ser iguais, porque isso seria completamente impossível, mas que tivessem oportunidades iguais, sem discriminação. Quando falamos de igualdade, falamos de desigualdade, principalmente a desigualdade na falta de oportunidades. Como acriança, o adolescente e o portador de deficiência, o idosos não pode sofrer qualquer forma de negligência, discriminação, violação, crueldade ou agressão.
ATIVIDADES


Como são tratados o idoso, o portador de deficiência e o jovem de sua comunidade?

O que você entende por discriminação?

O que você entende por preconceito?


Você concorda com a oferta de emprego para atendimento ao público em estabelecimentos comerciais devam ser as mesmas pessoas de raças diferentes ou portadoras de necessidades especiais, isto é, todos estão nas mesmas condições? Explique por quê?


Existem negros ocupando postos de respresentação em órgão públicos ou em outras organizaçãoes sociais?

Como são mostradas as pessoas negras nos anúncios comerciais e em novelas?


Na próxima postagem continuaremos refletindo sobre as desigualdades.

1 comentários:

www.educaja.com.br disse...

Foi muito bom encontrar seu blog. Passei para fazer apenas uma visita, mas gostei muito do assunto, é bom saber que existem profissionais como você que procuram aprimorar a educação, principalmente dando suporte a quem trabalha com EJA, minha experiência com EJA foi muito pouca, mas sei que é muito gratificante. Nesta passada me tornei sua seguidora :)
Quando puder dê uma passadinha no meu cantinho: http://educaurgente1.blogspot.com/

Postar um comentário