Sejam bem vindos ao Cantinho de sugestões da EJA. Neste cantinho vou sugerir atividades para se trabalhar na modalidade da "Educação de Jovens e Adultos". Vou tentar dividir o que aprendi espero que gostem e deixem sugestões e comentários ...

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terça-feira, 18 de maio de 2010

Trabalhando com dicionário

Segundo os PCN's da EJA " A área de Língua Portuguesa abrange o desenvolvimento da linguagem oral e a introdução e desenvolvimento de leitura e escrita." Nesse contexto o educando necessita conhecer os significados das palavras que está lendo ou aprendendo a ler. Este significado dependendo do texto oferecido e das palavras a serem trabalhadas o tornará um cidadão crítico da sua realidade. Abaixo proponho um trabalho com o dicionário no qual o educando terá a oportunidade de conhecer o significado da palavra e atuar de forma crítica frente aos problemas sociais.


  • ANTECIPANDO A LEITURA
  1. O que sigifica para você a palavra participação?

  2. Você participa da vida de sua comunidade? De que forma acontece essa participação?

  3. Na sua opinião,a educação é importante para termos uma participação mais correta na sociedade?

PARTICIPAR


Participar

É acreditar que no mundo não existem

fronteiras e sim horizontes.

Participar

É saber que a realidade da nossa gente

começa a mudar quando

mudamos a realidade da gente.

Participar

É moldar o mundo da nossa maneira.

Participar

É saber que a educação não é a solução para tudo,

mas é a porta para caminhos infindos.

Participar

É saber que sonhos utópicos não devolvem

o que a mais de 500 anos vem sendo tirado da

gente

Participar

É ter a certeza de que a dignidade, ética, igualdade...

não devem apenas ser escritas em versos e sonhos,

devem ser realidades concretas,

constrauidas com sangue e suor.

Participar

É acima de tudo, acreditar.

Obrigado por acreditar.

Marcos José Alves da Silva


  • DESENVOLVENDO A ORALIDADE:

  1. Você concorda com a definição dada pelo texto. Justifique sua resposta.

  2. O que oautor quis dizer nesta estrofe?

"Participar é saber que a educação não é a solução para tudo, mas é a porta para caminhos infindos"


Das palavras lidas no poema, quais as que tem um significado importante para você? Como você explicaria o sentido dessa(s) palavra(s)? Quando não sabemos o significado das palavras, como e onde podemos buscar essas informações?


PRESTE ATENÇÃO !


Existem várias formas de encontrarmos as respostas para nossas dúvidas, tanto em relação ao significado das palavras, quanto à forma de escrevê-las. A principal fonte para esta consulta é o dicionário. Todos nós precisamos conhecê-lo bem, pois ele é um grande aliado de quem fala e escreve.


Pegue um minidicionário, da lingua portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda. Vamos agora procurar o significado da palavra PARTICIPAR, que foi bastante discutida no poema.( O professor deve fazer as orientações necessárias de como pesquisar palavras em um dicionário).

Não esquecer de explicar aos alunos que, no dicionário, o conjunto de explicações, informações, significados e exemplos que dizem respeito a uma palavra, chama-se VERBETE.

Muito bem! Agora vamos enriquecer nosso vocabulário: Pesquise no dicionário o significado das seguintes palavras:


fronteira - horizonte - utópico - infindo - ética - dignidade - igualdade

  1. No texto, o autor diz que "dignidade, ética e igualdade...não devem apenas ser escritas em versos e sonhos, devem ser realidade concretas, construídas com sangue e suor" . Você concorda com essa afirmativa? Na sua opinião, de que forma esses principios podem ser construídos? Explique:_______________

2. Leia abaixo, a primeira estrofe do poema: PARTICIPAR e assinale a alternativa que corresponde ao significado das palavras destacadas:


Participar é acreditar que no mundo não existem fronteiras e sim horizontes.


( ) liberdade e dificuldade.

( ) limites e conquistas.

( ) esperanças e divisas.


3. Atualmente vivenciamos situações de violência, corrupção e injustiça, o que nos tem levado a deixar de acreditar tanto nas pessoas quanto nas instituições em geral. No entanto, o autor do poema PARTICIPAR ressalta na primeira e última estrofes que para participar é importante acreditar na sua capacidade e na dos outros. Você concorda com idéia do autor? Justifique sua resposta:


domingo, 16 de maio de 2010

Sintese dos objetivos gerais para EJA

Conheço algumas das dificuldades de muitos colegas que vão trabalhar na Educação de Jovens e Adultos enfrentam. Pois já vivi na pele o desconhecimento das escolas com esta modalidade. Estamos acostumados a trabalha com crianças, no qual temos uma infinidade de materiais, já na EJA além de ser extinto muitas escolas não estão preparadas para lidarem com as especificidades que a modalidade exige.
Durante algum tempo trabalhei como se estivesse no meio de um mar sem bússola, foi muito difícil, mas busquei conhecer melhor suas necessidades e aos poucos fui construindo minhas diretrizes. Posso dizer que os PCN’s e as leituras de Paulo Freire me ajudaram muitoo. Foram minha bússola para que pudesse construir no meu espaço educativo certa coerência com as necessidades exigidas pela modalidade. Resolvi postar a síntese dos objetivos gerais da EJA encontrados no PCN’S do primeiro segmento.


SÍNTESE DOS OBJETIVOS GERAIS

Que os educandos sejam capazes de:

  • Dominar instrumentos básicos da cultura letrada, que lhes permitam melhor compreender e atuar no mundo em que vivem.
  • Ter acessos a outros graus ou modalidades de ensino básico e profissionalizante, assim como a outras oportunidades de desenvolvimento cultural.
  • Incorporar-se ao mundo do trabalho com melhores condições de desempenho e participação na distribuição da riqueza produzida.
  • Valorizar a democracia, desenvolvendo atitudes participativas, conhecer direitos e deveres da cidadania.
  • Desempenhar de modo consciente e responsável seu papel no cuidado e na educação das crianças, no âmbito da família e da comunidade.
  • Conhecer e valorizar a diversidade cultural brasileira, respeitar diferenças de gêneros, geração, raça e credo, fomentando atitudes de não-discriminação.
  • Aumentar a auto-estima, fortalecer a confiança na sua capacidade de aprendizagem, valorizar a educação como meio de desenvolvimento pessoal e social.
  • Reconhecer a valorizar os conhecimentos científicos e históricos, assim como a produção literária e artística como patrimônios culturais da humanidade.
  • Exercitar sua autonomia pessoal com responsabilidade, aperfeiçoando a convivência em diferentes espaços sociais.