Sejam bem vindos ao Cantinho de sugestões da EJA. Neste cantinho vou sugerir atividades para se trabalhar na modalidade da "Educação de Jovens e Adultos". Vou tentar dividir o que aprendi espero que gostem e deixem sugestões e comentários ...

Minha Família

Minha Família

Páginas

terça-feira, 12 de abril de 2011

Alfabetizando na EJA...

A atividade a seguir é uma sugestão que pode ser trabalhada nas turmas de alfabetização (dependendo do nível de aprendizagem da turma), como também na 2ª etapa com alunos que ainda não dominam a leitura e escrita.


MEU CAJUEIRO

    Aos treze anos de minha idade, e três da sua, separamo-nos, o meu cajueiro e eu. Embarco para o Maranhão e ele fica. Na hora, porém, de deixar a casa, vou levar-lhe o meu adeus. Abraçando-me ao seu tronco, aperto-o de encontro ao meu peito. A resina transparente e cheirosa correu-lhe ao caule ferido. Na ponta dos ramos mais altos abotoam os primeiro cachos de flores miúdas e arroxeadas, como pequeninas unhas de criança com frio.
    - Adeus, meu cjueiro! Até a volta!
    Ele não diz nada, e eu vou embora.
    Da esquina da rua, olho, ainda, por cima da cerca, a sua folha mais alta, pequenino lenço verde achatado em despedida. E eu estou em São Luiz, homem menino, lutando pela vida, enrijando o corpo no trabalho bruto e fortalecendo a alma no sofrimento, quando recebo uma comprida lata de folha acompanhando uma carta de minha mãe: "Receberás com esta uma pequena lata de doce de caju, em calda. São os primeiros cajus do teu cajueiro. São deliciosos, e ele te manda lembranças."
 Humberto de Campos.

O professor deve ler o texto para os alunos, como vimos na postagem anterior sobre oralidade.Em seguida trabalhar com aturma esta oralidade, dando oportunidade para que os alunos expressem seus diálogos de acordo com o entendimento do texto.

Trabalhando a oralidade:

O que vocês acharam do texto?Quem poderia contar essa história da maneira que entendeu?
Em sua opinião, o que o autor do texto quis dizer com as expressões:

"Homem menino, lutando pela vida
enrijando o corpo no trabalho bruto
fortalecendo a alma no sofrimento."
Para você, que tipo de trabalho o rapaz dessa história conseguiu no Maranhão? Foi um trabalho leve ou pesado? O que você acha? Você começou a trabalhar com quantos anos? O que você fazia?
Qual o presente que a mãe do rapaz mandou para ele? Você acha que teve um significado importante o presente? Porque?










 


















Você pode trabalhar com as atividades sugeridas acima ou poderá criar as suas proóprias.
Um abraço e até a próxima.Bj!!

0 comentários:

Postar um comentário