Sejam bem vindos ao Cantinho de sugestões da EJA. Neste cantinho vou sugerir atividades para se trabalhar na modalidade da "Educação de Jovens e Adultos". Vou tentar dividir o que aprendi espero que gostem e deixem sugestões e comentários ...

Minha Família

Minha Família

Páginas

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Alfabetizando com a realidade...

    Algumas pessoas acham que alfabetizar adultos é simplesmente  a mesma coisa que alfabetizar crianças. E ainda usam os mesmos métodos e textos com pessoas que já tem uma história de vida construída e que não acham graça em textos como "O boi baba". Diante desta realidade algumas práticas educacionais envolvendo alfabetização em níveis de escolaridades "adequados", metodologias tradicionais de ensino não despertam interesse do educando, na EJA, estas ações são um convite a evasão escolar. 
    Ao pensar em alfabetização de adultos, Freire considerou a ausência de sentido presente nas lições das cartilhas, com frases desvinculadas da realidade do alfabetizando  - que após trabalhar o dia todo, sentava em uma cadeira, preocupado com o gás, a água, a energia elétrica, o alimento e o salário do mês - e ouvia frases como  "O boi baba e bebe" ou "Vovô viu a uva".  Em que, frases como estas, contribuiriam para seu cotidiano? Aprender a ler e escrever para quê?
    Uma mudança seria eminentemente necessária.As atividades apresentadas a eles também eram desmotivantes ao processo, pois traziam suas respostas prontas, sem a necessidade de uma reflexão sobre o assunto.(só artigos.método Paulo Freire)
Sabemos que em nossas salas de aula da EJA, o público alvo ainda continuam com as mesmas características ganhando agora mais um grupo diferenciado que são os jovens, porém nossos métodos precisam ser melhor elaborados. Convido os colegas alfabetizadores a dinamizarem suas aulas com atividades que busque o dia-a-dia desse educando, alfabetizar através da sua leitura de vida ou seja de mundo, o qual ele vive. Sugiro abaixo algumas atividades que já usei em sala e que foi muito divertida. Espero que gostem... Há gente, não esqueçam que na alfabetização, a escrita das letras, é melhor que estejam todas maiúsculas, pois para o educando inicial, esta letra facilita o reconhecimento do alfabeto nos textos de revistas, cartaz, outdors, os quais possuem contato fora da escola.

Vamos falar de:  GENTE DO BRASIL


     

















               





















                                                                              

terça-feira, 12 de abril de 2011

Educação de Adultos: alguma reflexões...

O texto abaixo é uma reflexão de Paulo Freire quanto a Educação de Adultos. Espero que gostem é um legado indispensável ao educador desta modalidade tão esquecida e tão pouco discutida.

    imagem retirada do site: www.chicoalencar.com.br

         Algumas Reflexões

    No Brasil e em outras áreas da América Latina, a Educação de Adultos viveu um processo de amadurecimento que veio transformando a compreensão que dela tínhamos poucos anos atrás. A Educação de Adultos é melhor percebida quando situamos hoje como Educação Popular. Tratemos de comentar esta transformação que, a nosso ver, indica os passos qualitativos da experiência educativa refletida por inúmeras pessoas/grupos latinos-americanos.
    O conceito de Educação de Adultos vais se movendo na direção de Educação Popular na medida em que realidade começa fazer algumas exigências à sensibilidade e à competência científica dos educadores e das educadoras. Um destas exigências tem que ver com a compreensão critica dos educadores do que vem ocorrendo na cotidianidade do meio popular. Não é possível a educadoras e educadores pensar apenas em procedimentos didáticos e os conteúdos a serem ensinados aos grupos populares.Os próprios conteúdos a serem ensinados não podem ser totalmente estranhos àquela cotidianidade. O que acontece no meio popular, as periferias das cidades, nos campos - trabalhadores urbanos e rurais reunindo-se para rezar ou para discutir seus direitos-, nada pode escapar à curiosidade arguta dos educadores envolvidos na prática da Educação Popular. A educação de adultos, virando Educação Popular, tornou-se mais abrangente. Certos programas  como alfabetização, educação de base em profissionalização ou em saúde primária são apenas uma parte do trabalho mais amplo que se sugere quando se fala em Educação Popular.
   A prática educativa, reconhecendo-se como prática política, se recusa a deixar-se aprisionar na estreiteza burocrática de procedimentos escolarizantes. Lidando com o processo de conhecer, a prática educativa é tão interessada em possibilitar o ensino de conteúdos às pessoas quanto em sua conscientização.
    Nesse sentido, a Educação Popular, de corte progressista, democrático, superando o que chamei, na Pedagogia do Oprimido, "educação bancária", tenta o esfroço necessário de ter no educando um sujeito cognoscente, que, por isso mesmo, se assume como um sujeito em busca de, e não como a pura incidência da ação do educador.
    Dessa forma são tão importantes para a formação dos grupos populares certos conteúdos que o educador lhes deve ensinar, quanto a análise que eles façam de sua realidade concreta.[...] O senso comum só se supera  a partir dele e não com o desprezo arrogante dos elitistas por ele.
   Crianças e adultos se envolvem em processos educativos de alfabetização com palavras pertencentes à sua experiência existencial, palavras grávidas de mundo. Palavras e temas.
    Assim compreendida e posta em prática, a Educação Popular pode ser socialmente percebida como facilitadora da compreensão científica que grupos e movimentos podem e devem ter acerca de suas experiências.Esta é uma das tarefas fundamentais da educação popular de corte progressista, a de inserir os grupos populares do saber de senso comum pelo conhecimento mais crítico, mais alémdo "penso que é", em torno do mundo e de si no mundo e com ele. [...]
    A dimensão global da Educação Popular contribui ainda para que a a compreensão geral do ser humano em torno de si como ser social seja menos monolítico e ,ais pluralista, seja menos unidirecionada e mais aberta à discussão democrática de pressuposições básica da existência.
    Esta vem sendo uma preocupação que me tem tomado todo, sempre - a de me entregar a uma prática educativa e a uma reflexão pedagógica fundadas ambas no sonho por um mundo menos malvado, menos feio, manos autoritário, mais democrático, mais humano. 
Paulo Freire.
Educação de jovens adultos: teoria, prática e proposta/Moacir Gadotti e José Romão (p.15 a 17)



Alfabetizando na EJA...

A atividade a seguir é uma sugestão que pode ser trabalhada nas turmas de alfabetização (dependendo do nível de aprendizagem da turma), como também na 2ª etapa com alunos que ainda não dominam a leitura e escrita.


MEU CAJUEIRO

    Aos treze anos de minha idade, e três da sua, separamo-nos, o meu cajueiro e eu. Embarco para o Maranhão e ele fica. Na hora, porém, de deixar a casa, vou levar-lhe o meu adeus. Abraçando-me ao seu tronco, aperto-o de encontro ao meu peito. A resina transparente e cheirosa correu-lhe ao caule ferido. Na ponta dos ramos mais altos abotoam os primeiro cachos de flores miúdas e arroxeadas, como pequeninas unhas de criança com frio.
    - Adeus, meu cjueiro! Até a volta!
    Ele não diz nada, e eu vou embora.
    Da esquina da rua, olho, ainda, por cima da cerca, a sua folha mais alta, pequenino lenço verde achatado em despedida. E eu estou em São Luiz, homem menino, lutando pela vida, enrijando o corpo no trabalho bruto e fortalecendo a alma no sofrimento, quando recebo uma comprida lata de folha acompanhando uma carta de minha mãe: "Receberás com esta uma pequena lata de doce de caju, em calda. São os primeiros cajus do teu cajueiro. São deliciosos, e ele te manda lembranças."
 Humberto de Campos.

O professor deve ler o texto para os alunos, como vimos na postagem anterior sobre oralidade.Em seguida trabalhar com aturma esta oralidade, dando oportunidade para que os alunos expressem seus diálogos de acordo com o entendimento do texto.

Trabalhando a oralidade:

O que vocês acharam do texto?Quem poderia contar essa história da maneira que entendeu?
Em sua opinião, o que o autor do texto quis dizer com as expressões:

"Homem menino, lutando pela vida
enrijando o corpo no trabalho bruto
fortalecendo a alma no sofrimento."
Para você, que tipo de trabalho o rapaz dessa história conseguiu no Maranhão? Foi um trabalho leve ou pesado? O que você acha? Você começou a trabalhar com quantos anos? O que você fazia?
Qual o presente que a mãe do rapaz mandou para ele? Você acha que teve um significado importante o presente? Porque?










 


















Você pode trabalhar com as atividades sugeridas acima ou poderá criar as suas proóprias.
Um abraço e até a próxima.Bj!!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Bloco de conteúdos e objetivos didático para EJA

Recebi alguns emails com pedido de postar o bloco de conteúdos da EJA do 1º segmento contidos no PCN's. Estarei iniciando com a disciplina de Língua Portuguesa (linguagem oral). Como são muitos conteúdos e objetivos, irei postando aos poucos.

Vamos começar por : Linguagem Oral

    A linguagem oral na sala de aula se estende para a formulação de perguntas e respostas ( saber expressar dúvidas quanto a conteúdos ou atividades a realizar, saber responder às dúvidas  de colegas). Uma maior desenvoltura com a linguagem oral permitirá também aos alunos expor novos conhecimentos por meio de definições e exemplos; argumentar, selecionando informações que justifiquem suas opiniões; apresentar para os colegas resultados de pesquisas.
    É fundamental também desenvolver nos educandos a capacidade de escutar. No desenvolvimento desta capacidade, além de aspectos da compreensão, estão implicadas atitudes referentes ao respeito aos colegas e ao educador.
    O trabalho pedagógico sobre linguagem oral merece planejamento e avaliação. O professor deve, intencionalmente, favorece situações reais de comunicação que estimulem o desenvolvimento da oralidade:
  • abrir espaços de conversa, onde os alunos narrem fatos que aconteceram no dia-a-dia;
  • formular perguntas cujas respostas exijam do aluno manifestação de opiniões ou compreensão do conteúdo abordado;
  • convidar constantemente os alunos a expressarem sua dúvidas oralmente;
  • convidar os alunos a fazerem intervenções na fala dos outros, complementando ou contrapondo posições;
  • organizar debates sobre os temas escolhidos;
  • organizar recitais de poesias, repentes e canções.    
    Em sala de aula, pode-se ainda lançar mão de estratégias de simulação e desempenho de papéis:
  • Debates sobre temas polêmicos, em que os participantes devem defender pontos de vista predeterminados;
  • Dramatização de situações do cotidiano, como conversas telefônicas, solicitações em órgão públicos, prestação de informações diversas etc;
  • dramatização de textos ou histórias conhecidas.                                             
    Um significativo ponto de conexão entre o desenvolvimento da linguagem oral e da linguagem escrita é a leitura em voz alta. Acompanhar um texto lido em voz alta pelo professor pode ser um exercício de capacidade de escuta dos educandos. A habilidade de ler em voz alta com entonação e dicção adequada também deve ser trabalhada com os educandos. Além da capacidade de processar o texto silenciosamente, a leitura em voz alta exige o esforço adicional de reprodução oral do ecunciado, de modo a expressar seu sentindo. Lendo em voz alta pequenos textos previamente preparados diante de uma pequena audiência, os alunos podem exercitar a pronúncia, a dicção e a entonação, além da desinibição para se expor em público.


Tópicos de conteúdos e objetivos didáticos: Linguagem Oral

Tópicos de conteúdo:  Narração                          
Objetivos Didáticos:
  •  Contar  fatos e experiências cotidianas sem omissão de partes essenciais.
  •   Recontar textos narrativos (contos، fábulas، notícias de jornais).
  •   Perceber lacunas e/ou incorrências ao ouvir a narração de fatos، experiências، ou reconto de textos narrativos.
  •  Dramatizar situações reias ou imaginadas. Dramatizar contos، crônicas e obras de teatro.
Tópicos de conteúdo:  Descrição                          
Objetivos Didáticos:
  • Descrever lugares، pessoas، objetos e processos.
  • Perceber imprecisões ou lacunas ao ouvir a descrição de lugares، pessoas، objetos e processos.
 
Tópicos de conteúdo:  Récita e leitura em voz alta                         
Objetivos Didáticos:
  • Recitar ou ler em voz alta textos poéticos breves، previamente preparados.
  • Ler em voz alta pra um pequeno público textos em prosa breves، previamente preparados.
  • Acompanhar leituras em voz alta feitas pelo professor.
Tópicos de conteúdo:  Instruções، perguntas e respostas                  
Objetivos Didáticos:
  •  Dar instruções verbais. Compreender e seguir instruções verbais.
  • Identificar lacunas ou falta de clareza em esclarecimento dados por outrem.
  • Pedir esclarecimento sobre assuntos tratados ou atividades propostas. 
  • Elabora questões sobre o assunto em estudo. Responder perguntas utilizando conhecimentos novos.
Tópicos de conteúdo:  Definição e exemplificação                         
Objetivos Didáticos:
  • Perceber a distinção entre definir e exemplificar.
  • Dar exemplos de conceitos e enunciados.
  • Identificar a pertinência de exemplos para conceitos e enunciados. 
  • Definir a pertinência de exemplos para conceitos e enunciados.
  • Definir conceitos (explicá-los com as próprias palavras).
  • Avaliar a adequação de definições e conceitos.
Tópicos de conteúdo:  Argumentação e debate                         
Objetivos Didáticos:
  • Posicionar-se em relação a diferentes temas tratados.
  • Identificar a posição do outro em relação a diferentes temas tratados.
  • Defender posições، fundamentando argumentos com exemplos e informações.
  • Reconhecer os argumentos apresentados na defesa de uma posição، avaliando a pertinência dos exemplos e informações que o fundamentam.
  • Fazer intervenção coerentes com os temas tratados.
  • Avaliar a coerência das intervenções feitas por outros. 
  • Respeitar o turno da palavra.
IMPORTANTE:no início، deve-se priorizar situações em que os aluno ouçam e falem de experiências vividas. Mais adiante، pode-se sugerir que façam breves exposições sobre conhecimentos recém-adquiridos.

Proposta curricular da EJA. Bloco de conteúdos e objetivos didáticos p.62 a 65.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Atividade de alfabetização

A atividade sugerida pode ser trabalhada em turmas de alfabetização de acordo com o rítmo de aprendizagem da turma.

 
FAMÍLIA

Quando falamos em família, geralmente nos vem à mente os modelos de pai, de mãe, de filhos, de avós, de primos...Mas nem toda família é igual. Nos últimos tempos,a família sofreu grandes e fortes transformações na sua constituição. A família, hoje, pode ser formada por pai, mãe e filhos; pai e filhos; mãe, avó filhos; pai(padastro), mãe madrasta) e filhos.
Mas, independentemente de qualquer estrutura familiar, a família é o alicerce da formação do indivíduo, pois é nela que encontramos amor, segurança e carinho.

Leia o texto abaixo:
FAMÍLIA
Família, Família.
papai, mamãe, titia. almoça junto todo dia,
nunca perde essa mania.
Mas, quando a filha quer fugir de casa,
precisa descolar um ganha-pão
filha de família se não casa, 
papai, mamãe não dão nenhum tostão.
Família ê
Família A
Família
vovô, vovó, sobrinha...
[...] 

Arnaldo Antunes e Tony Belloto.

1) Circule, a letra da música, as palavras que se iniciam com a letra F e, depois, escreva-as abaixo:
___________________________________________________________________

2) Quantas letras tem a palavra FAMÍLIA? ______

3)E quantas sílabas? _____

4)Há algum membro da sua família que tem a letra F no nome? Escreva ao lado _________________.

5)Utilizando a palavra família, elabore um acróstico que descreva as características da sua família.
F _____________________
A ____________________
M ____________________
I  ____________________
L ____________________
I ____________________
A ___________________

6)Pesquise, em jornais e revistas, outras palavras iniciadas com F e escreva-as no caderno.